Acesso ao associado Login: Senha:
PT | PT | PT | PT

Cristiane Garcia Olivieri

Olivieri Advogados Associados

Cristiane Garcia Olivieri

A Olivieri é o escritório Especialista da LEXNET na área de consultoria jurídica e estratégica em cultura, esporte, entretenimento e ampliação de políticas de Compliance focado em leis de incentivo. Confira todos os detalhes nessa nossa entrevista com a sócia do escritório, Cristiane Garcia Olivieri, que também é integrante do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais (www.fbdc.com.br) e da Comissão de Direito às Artes da OAB-SP.

1 – Porque escolheu seguir este caminho profissional?
R.: Ainda na época de estágio, há 30 anos, fui trabalhar, por acidente, no único escritório que atuava na área de consultoria para entretenimento no Brasil. Era um momento de construção de procedimentos, leis e relações, tanto para a produção dos primeiros megashows internacionais no Brasil, como para financiamento das atividades culturais. Por ser uma área nova, tive a oportunidade de prestar consultoria para os projetos culturais mais importantes e interessantes na época, e me apaixonei pela possibilidade de colocar o conhecimento jurídico na viabilização das ideias criativas. Ademais, é uma consultoria que acompanha a ideia inicial, passando pelo planejamento, financiamento, execução até a estreia. Ou seja, atuamos em “fazer acontecer”, o que está no DNA na Olivieri. A partir dos anos 90, fundei meu próprio escritório, que atua exclusivamente na consultoria para cultura, entretenimento e terceiro setor.

2 – Quais as maiores dificuldades que enfrentou?
R.: A novidade do segmento que era uma oportunidade, traduzia-se também em desafios, uma vez que a falta de regras específicas, muitas vezes, gerava insegurança jurídica, com suspensão de shows por exemplo, e decorrente tensão no negócio para o qual prestávamos a consultoria. Por outro lado, muitas vezes, era difícil explicar a necessidade da consultoria jurídica, já que o que estava sendo feito era “arte”.

3 – Em quais áreas seu escritório atua
R.: A Olivieri e Associados atua na inteligência jurídica e estratégica para cultura, esporte e terceiro setor. Nesse sentido, a missão da Olivieri é atuar na consultoria e planejamento jurídico e estratégico para viabilizar ações, projetos e negócios em arte, cultura, entretenimento, esporte e terceiro setor.

4 – Como se dá esta atuação?
R.: Atuamos especialmente na consultoria para produtores e gestões culturais, agências de cultura, agências de comunicação e conteúdo, instituições culturais e sociais, departamentos jurídicos e institucionais, além de artistas. Além da consultoria mais perceptível aos projetos culturais, atuamos também na viabilização de ideias de cultura e comunicação para realização de ações em espaço público, de filmes, de ações de “living marketing”, de performances, além da consultoria na criação e ampliação de políticas de Compliance focado em leis de incentivo

5 – Qual é a área que você mais se dedica?
R.: Minha atuação majoritariamente focada no planejamento e na gestão estratégica, produção de conteúdo nas relações com clientes e instituições, e no engajamento da equipe com nossa missão de fazer acontecer os projetos de nossos clientes com a maior excelência e leveza possível.
Atuo bastante também na reflexão sobre o segmento e na construção de novas leis, através da participação em conferências e cursos, além de ser integrante do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais (www.fbdc.com.br) e da Comissão de Direito às Artes da OAB-SP.

6 – Quais casos que mais te desafiaram?
R.: Sou sempre desafiada pela possibilidade de contribuir no desenvolvimento de legislações específicas para políticas culturais e diretos culturais, bem como em auxiliar nossos clientes na execução de ideias incialmente “impossíveis”.

7 – Quais áreas trazem as maiores receitas?
R.: A maior receita individual está nos mega eventos de entretenimento, bem como nos projetos corporativos e de living marketing de agências de comunicação. Os projetos culturais e instituições precisam de maior volume para também serem representativos.

8 – Quais áreas são prioritárias para a expansão do seu escritório?
R.: A Olivieri tem em seu planejamento o foco de atuar mais fortemente através do digital – ação já iniciada em março/17 com aula live e manual sobre alterações da Lei Rouanet – para construção de novas relações e especialmente disponibilização de conteúdo e de materiais de esclarecimento e formação. Além de aumentar nossa presença nos segmentos de forte atuação – agência de comunicação, eventos de living marketing, e projetos culturais – a prioridade é aumentar a atuação na área de audiovisual e terceiro setor.

9 – Quais as principais medidas que você e seu escritório estão tomando ou preveem tomar para expansão das suas atividades?
R.: Aumentar a atuação digital, incluindo redes sociais; estabelecer parcerias, especialmente através da LEXNET; e aumentar a atuação fora do eixo Rio-São Paulo

10 – O que você e seu escritório gostariam de expor para os parceiros que se tornasse mais conhecido na LEXNET para que trabalhassem em parceria? Existe algum serviço diferenciado do seu escritório não divulgado na Rede?
R.: A Olivieri é o escritório especialista da LEXNET na área de consultoria jurídica e estratégica em cultura, esporte e entretenimento. Assim, pode atuar em parceria com os demais escritórios para auxiliar os clientes no financiamento à cultura, em especial no auxílio da criação de planejamento tributário que permita o uso das leis de incentivo, para construção do compliance para uso das verbas incentivadas, para avaliação e mitigação de risco tanto no patrocínio de projetos quanto na realização de eventos corporativos, para desenvolvimento e aprovação de sorteios e campanhas vinculadas à compra de produtos, para gestão e cessão de direitos de autor e imagem para campanhas, por exemplo.

11 – O que a LEXNET poderia fazer para ajudar na sua atuação pessoal e na expansão de seu escritório?
R.: Acredito que a LEXNET pode atuar e se apresentar como uma instituição que reúne todas as áreas de conhecimento jurídico, com profissionais de excelência. Ou seja, buscar ser reconhecida como “selo de qualidade”, de forma que a sociedade tenha a percepção de que qualquer dos participantes da LEXNET terá sempre nível de excelência nos seus serviços, gerando, portanto, segurança e credibilidade na relação com o grupo como um todo. Especificamente na relação com os participantes, a LEXNET pode ser um canal de divulgação dos escritórios, de suas especialidades e atuação, além de criar oportunidades de sinergia entre os escritórios.

12 – O que você destaca de importante na sua parceria com a LEXNET?
R.: A LEXNET traz, em primeiro lugar, a proximidade com os profissionais da área jurídica, e troca de informações técnicas entre parceiros. Em segundo plano, a Rede além de propiciar a troca de experiências, é também uma plataforma de divulgação de artigos, cases, e ideias. Por fim, estamos tentando trabalhar para construir parcerias com os demais participantes da LEXNET para gerar negócios conjuntos.

COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO