Acesso ao associado Login: Senha:
PT | PT | PT | PT

10º Encontro Anual LEXNET
CO. LABOR. ATIVOS

10º Encontro Anual LEXNET<br>CO. LABOR. ATIVOS

10º Encontro Anual LEXNET
CO. LABOR. ATIVOS

  • Data 6-Dec-2014
  • Local São Paulo – SP

CO. LABOR. ATIVOS

O 10º Encontro Anual foi um evento tratado com muito cuidado por ser o marco de uma década de existência da LEXNET.

O mote do 10º Encontro sintetiza as qualidades mais importantes para que um parceiro aja de forma construtiva em Rede: cooperação, trabalho e proatividade.

O lançamento do livro “LEXNET- Histórias de uma década” foi um fato emblemático da comemoração. A obra registra cada ano da vida da Rede, suas produções literárias, buscas de fortalecimento do espírito de rede, a várias etapas da construção de sua musculatura, os temas discutidos e aprofundados com a equipe e apresenta todos os advogados que fazem parte dessa grande equipe.

Várias outras foram as solenidades envolvidas nas comemorações. A festa de abertura aconteceu no Terraço Itália com vista panorâmica para uma São Paulo quente e iluminada.

Várias pessoas que marcaram a história de Rede foram então homenageadas:

– os 9 escritórios parceiros que desde o primeiro ano da Rede acreditaram na idéia e nesta década desenvolveram-na através de participação e de sugestões variadas para o aperfeiçoamento do sistema de trabalho em cooperação;

– profissionais que nos acompanharam nesta década como o Professor Elcio Zarpelon que através de inúmeras palestras contribuiu com o fortalecimento do conhecimento da equipe e também como o designer Felipe Setlik que cuidou de toda a rica produção gráfica da Rede e das variadas formas de comunicações produzidas no período: logotipos, cartões festivos, newsletters, divulgação de cursos.

– a diretora Lucia Zimmermann que desde dezembro de 2004 dedica-se a evolução constante da Rede.

Os escritórios que tiveram um desempenho fortalecedor no ano de 2014 também foram homenageados. As premiações foram entregues para os escritórios que movimentaram a Rede com o maior volume de demandas de trabalhos em parceria; os que mais geraram resultados financeiros e os que mais geraram serviços complexos em colaboração.

As palestras do 10º Encontro foram planejadas para inspirar, em diversos níveis, a atuação da equipe nos próximos anos .

A 1ª palestra do evento foi econômica e proferida pelo professor Luiz Carlos Mendonça de Barros : “ FIM DE UM MODELO OU UM AJUSTE CÍCLICO?”.

Ele apresentou um panorama dos dados econômicos do Brasil nos últimos 20 anos destacando que embora a partir de 2012 o sonho de um crescimento acelerado tenha acabado vivemos da década de 90 até dois anos atrás um significativo crescimento no bem-estar da sociedade, com quedas fantásticas nas taxas de desemprego e significativo aumento da renda média por pessoa. Este movimento fez com que as taxas de crescimento das classes A, B e C fossem significativamente altas e a sociedade brasileira mudasse e se tornasse mais exigente quanto a eficiência do Estado. A desaceleração recente do crescimento de um modelo baseado no consumo é fruto da baixa produtividade da nossa economia, da escassez de mão de obra especializada e do aumento do endividamento dos consumidores.A desaceleração pode ser resolvida por duas medidas importantes: aumento do investimento privado e a volta do tripé.

No momento seguinte a equipe ouviu do jurista e relator do projeto do Novo CPC no Senado José Roberto Bedaque , uma palestra sobre o projeto do NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E OS IMPACTOS DAS SUAS REFORMAS NO QUOTIDIANOS DO ADVOGADO.Pelo o que foi dito o objetivo da reforma seria incluir no CPC a jurisprudencia consolidada e simplificar o que der sem perder a segurança, lembrando que o mais importante não é a forma. As mudanças serão poucas : não haverá mais embargos infringentes,o Agravo de Instrumento com exceção de 30 hipóteses será irrecorrível , acaba juízo de admissibilidade o 1º grau, nulidade absoluta não existe mais a não ser que o vício gere prejuízo; acabam os apensos como as impugnações e as medidas de urgência como a cautelar e Tutela antecipada passam a ser tratadas da mesma fora.

Na parte da tarde o professor Mário Engler , coordenador do curso de pós-graduação profissional da FGV-SP abordou o tema: DESAFIOS SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO . Destacou que hoje as profissões jurídicas sofrem grandes modificações e em conseqüência os maiores desafios serão enfrentados pelos escritórios de porte médio, os que tem entre 15 e 20 advogados.

Dos advogados de hoje se cobra um conjunto bem mais amplo de competências gerais: capacidade de gestão de pessoas, inteligência emocional, habilidade para trabalhar em equipe, compreensão do panorama econômico , conhecimento de técnicas de negociação, proficiência escrita e falada do inglês ou de uma segunda língua, especialização no exterior de forma a lhe gerar um forte diferencial competitivo. Enfim o que se observa é que o advogado do futuro deve ter formação multidisciplinar e portanto existe um “gap” entre o que se ensina nas Faculdades jurídicas e o que o advogado precisa.

A palestra de sábado foi proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo o desembargador Dr. José Renato Nalini . A Justiça que queremos para um mundo melhor foi o tema abordado.Apontando a sobrecarga do sistema e sua irracionalidade mostrou que temos 25 milhões de processos ativos pois somos uma sociedade exageradamente demandante e belicosa. As escolas de Direito no Brasil são muitas mas deveriam ensinar matérias importantes para o desenvolvimento de uma cultura de conciliação. Faltam aulas que reforcem a importância da prevenção que desenvolvam nos advogados a cultura da pacificação e capacidade de conduzir seja uma mediação, seja uma conciliação ou negociação.

Como a carga de trabalho dos juízes hoje é invencível ( 10 mil processos por juiz)não se pode esperar que cada sentença seja fruto de profunda reflexão.Exortou a todos a colaborar no repensar do sistema Justiça e a priorizar a pacificação, lembrando que somos essenciais para uma pátria justa e solidária, frisando que precisamos muito que os operadores do direito sejam homens sensíveis, que saibam que o formalismo deve ser diminuído para que o processo não seja mais importante que o Direito substantivo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 6, quinta-feira

19:30 h. – Saída para a festa de abertura no Terraço Itália – Avenida Ipiranga, 344 – 41º andar.

20:00 h. – Festa de Abertura do Evento (Terraço Itália) : cocktail de lançamento do livro “ LEXNET – Histórias de uma Década”; homenagens e premiações aos parceiros que se destacaram, seguido de jantar.

Dia 7, Sexta-Feira

09:00/10:30 – Palestra de Abertura: “Brasil: fim de um modelo ou um ajuste cíclico? “. Professor Luiz Carlos Mendonça de Barros: Engenheiro e economista, sócio fundador da Quest Investimentos, foi diretor do Banco Central do Brasil (1985/1987), presidente do BNDES (1995/1998) e Ministro das Comunicações (1998)..

10:40/11:00 – Coffee break.

11:00/12:30 – Palestra Jurídica e debates: “Aspectos relevantes do projeto do Novo Código de Processo Civil e seus impactos no quotidiano da Advocacia”. Professor José Roberto Bedaque: Desembargador aposentado do TJ/SP, mestre e doutor em Direito pela USP, é professor titular do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da USP desde 2006.

.

13:00/14:30 – Almoço no hotel do evento (Tryp Itaim).

15: 00/16:10 – Palestra sobre advocacia seguida de debates: “Advocacia estratégica e Novas Fronteiras do Direito”. Professor Mario Engler: Advogado, Doutor em Direito Comercial pela USP é coordenador do curso de Mestrado Profissional e professor do curso de graduação da Faculdade de Direito SP (FGV).

16:10/16:25 – Coffee break.

16:30/18:10 – Cross Selling – 5 rodadas.

19:30 – Saída para Jantar no Restaurante Praça São Lourenço – Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia.

Dia 8, Sábado

9:00/9:45 – Apresentação de novos serviços dos escritórios LEXNET internacionais:Montevideu e Paris.( vinte minutos cada)

9:50/10:30 – Apresentação de serviços de 5 Escritórios LEXNET (8 minutos cada)

10:40/10: 55 – Coffee break

11:00/11:50 – Apresentação de serviços de 5 Escritórios LEXNET ( 8 minutos cada).

12:30/13:40 – Palestra sobre papel social do advogado: “A advocacia que queremos para uma sociedade mais justa”. Desembargador José Renato Nalini – Presidente do TJ de São Paulo, ex-Presidente da Academia Paulista de Letras, professor universitário.

14:00 – Saída para Almoço no Restaurante Charlô do Jockey Club SP. Rua Lineu de Paula Machado, 1263.

TARDE LIVRE

21:30 – Saída para encerramento com show de jazz no Bourbon Street Music Club – Rua dos Chanés, 127 – Moema.