Acesso ao associado Login: Senha:
PT | PT | PT | PT
LEXNET
  • A LEXNET
  • Escritórios Associados
  • Vantagens
  • Eventos
  • Notícias
  • Livros
  • Artigos
  • Perfil
  • Contato

Julgamentos Virtuais pelo Supremo Tribunal Federal

Home / Artigos / Julgamentos Virtuais pelo Supremo Tribunal Federal
fev 1, 2021
LEXNET
Artigos
Comentários desativados em Julgamentos Virtuais pelo Supremo Tribunal Federal
Julgamentos Virtuais pelo Supremo Tribunal Federal

Por Fernando Henrique Saraiva, SÓCIO do Escritório Saraiva Advogados, LEXNET Especialista em Direito Tributário

Julgamentos Virtuais pelo Supremo Tribunal Federal

Em tempos de pandemia do COVID-19, o Supremo Tribunal Federal decidiu proferir diversas decisões de temas de repercussão geral, dentre elas, muitas no âmbito do direito tributário e todas elas em sessão virtual. Essa modalidade de julgamento foi contemplada através de alteração no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, mais especificamente, pela Emenda Regimental nº 53, de 18 de março de 2020.

A sessão virtual de julgamento no Supremo Tribunal Federal é uma plataforma virtual onde o Ministro Relator anexa a ementa, relatório e seu voto e, a partir desse momento, os demais Ministros têm 5 (cinco) dias para também proferirem seus votos. Tal modalidade de julgamento impediu com que os advogados realizassem sustentação oral presencial perante os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o que, por vezes, detinham força para modificar o entendimento outrora proferido por algum dos Ministros.

O autor já escutou a preocupação de diversos profissionais da área tributária sobre a falta de discussões nas sessões virtuais de julgamento, em especial, entre os próprios Ministros. Até mesmo instituições de renome manifestaram sua preocupação com os julgamentos em sede de sessão virtual, como a Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF)
Destaca-se que os temas tributários alcançados pela repercussão geral têm a qualidade de abarcarem o “Direito Constitucional Tributário”, o qual, para muitos, está sendo cada vez mais desnutrido pelos julgamentos proferidos no Supremo Tribunal Federal nas sessões virtuais.

Embora as consequências sociais e econômicas sejam importantes, não se pode adotá-las como premissas de julgamento. É evidente que isso causa enormes distorções lógicas aos julgamentos. O consequencialismo está cada mais presente na maioria dos julgamentos do Supremo Tribunal Federal no âmbito tributário, pois o principal argumento para julgarem improcedentes os pedidos dos contribuintes é que as consequências orçamentárias (ou riscos fiscais) advindas do acolhimento das teses de inconstitucionalidade das legislações combatidas seriam catastróficas. Infelizmente, essa posição incorporada pelo Supremo Tribunal Federal favorece a criação de cada vez mais normas tributárias inconstitucionais, pois, alfim, haverá modulação de efeitos pelos Tribunais Superiores e o Fisco sairá vencendo (ilegitimamente).

Com intuito de evitar o famigerado risco fiscal, o Fisco sustenta a necessidade da modulação de efeitos das decisões a ela desfavoráveis, nos moldes do artigo 27, da Lei nº 9.868/99. Embora o Fisco defenda a possibilidade de modulação de efeitos, esse instrumento deve ser utilizado apenas a fim resguardar a “segurança jurídica” e “excepcional interesse social”. Ambos os requisitos para modulação de efeitos devem ser vistos sob a ótica do elo mais fraco da relação jurídica, no caso do direito tributário, o contribuinte.

O sobreprincípio constitucional da segurança jurídica, consagrado preâmbulo da Constituição Federal e no seu art. 5º, inciso XXXVI, é direito fundamental que não pode ser olvidado em nenhum momento pelo Estado, uma vez que é uma das balizas para a existência e validade do próprio Estado Democrático de Direito e, como ensina o Ministro Luís Roberto Barroso, tal princípio visa estabelecer critérios básicos para uma vida civilizada e estabilidade das relações jurídicas.

Como citado, o princípio da segurança jurídica é pressuposto para a própria existência do Estado Democrático de Direito. As relações jurídicas entre os entes federativos e os contribuintes dependem de certa previsibilidade, sob pena de violação ao sobreprincípio da segurança jurídica. O preâmbulo da Carta Magna é o signo constitucional que traduz quais são os objetivos centrais a serem alcançados pela República Federativa do Brasil.
O legislador infraconstitucional, preocupado com a atuação dos demais entes federativos frente à possíveis arbitrariedades, criou dispositivos com intuito de refletir esse norte constitucional, como por exemplo: I) artigo 23 da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro; II) artigo 146 do Código Tributário Nacional; III) artigo 27 da Lei nº 9.868/99; IV) artigo 927, §3º, do Código de Processo Civil.

O artigo 23 da LINDB dispõe que qualquer decisão judicial que modifique orientação já consolidada, deverá prever um regime de transição a fim de impedir prejuízo aos interesses gerais da população.

Quanto no âmbito do direito tributário, há norma geral, nos moldes do artigo 146, III, da Constituição Federal, a qual estabelece que havendo decisão judicial que altere os critérios jurídicos anteriormente adotados, deverá ter efeitos apenas prospectivos (ex nunc) – artigo 146, do Código Tributário Nacional.

Ademais, a Lei nº 9.868/99, a qual trata sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, traz em seu artigo 27 a possibilidade da modulação dos efeitos do julgamento, caso haja possível quebra da segurança jurídica.

O Recurso Extraordinário nº 1.072.485, afetado como tema de repercussão geral (tema nº 985) pelo Supremo Tribunal Federal, tratava sobre a definição da natureza jurídica do terço constitucional de férias para fins de incidência da contribuição previdenciária patronal. Para a surpresa de muitos tributaristas o Supremo Tribunal Federal afetou esse tema como repercussão geral, pois, por diversas vezes, afirmou que a definição da natureza de verbas trabalhistas era de caráter infraconstitucional, tanto é assim, que já havia tema de recurso repetitivo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça contrário pela tributação da contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias (Recurso Especial Repetitivo n° 1.230.957/RS – Tema n° 479)

Recentemente, houve o julgamento do mérito do tema nº 985 pelo Supremo Tribunal Federal e, novamente, para o assombro dos tributaristas, decidiu-se positivamente pela tributação da contribuição previdenciária patronal sobre o terço de férias, sendo posição contrária ao que proferido no tema 479 pelo Superior Tribunal de Justiça.

Muitas empresas já detinham sentenças transitadas em julgadas com intuito de não tributação da contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias com base no tema julgado pelo Superior Tribunal de Justiça e, agora, receiam pela autuação da Receita Federal do Brasil sobre essas rubricas.

Embora esteja se tratando de uma decisão em controle de constitucionalidade difuso, o dispositivo supratranscrito também lhe é aplicável. Tanto é assim que o artigo 927, §§3º e 4º, do Código de Processo Civil, consagra essa possibilidade.

O Professor Araken de Assis disserta que havendo prospective overruling, ou seja, superação de precedente, é extremamente necessária a modulação de efeitos, visto que se não aplicado este instrumento, a segurança jurídica e a confiança dos administrados seriam violadas.

Denota-se que é evidente a alteração de critério jurídico no caso vertente, uma vez que o Superior Tribunal de Justiça se pautava pela ilegalidade da incidência da contribuição previdenciária patronal em face do terço constitucional de férias e, em oposição, o Supremo Tribunal Federal manifestou-se positivamente pela tributação das referidas verbas pela contribuição previdenciária patronal.

O artigo 149, §2º, III, ‘a’, da Constituição Federal foi alterado pela Emenda Constitucional nº 33/2001 e passou, na visão de diversos autores, a não permitir a incidência das contribuições sociais e contribuições de intervenção no domínio econômico (CIDE) sobre base econômica diversa das seguintes: receita bruta, valor da operação e, no caso de importação, o valor aduaneiro. A contribuição ao SEBRAE tem natureza jurídica de CIDE e, por isso, não poderia incidir sobre a folha salarial, como o é, nos moldes do artigo 8º, §3º, da Lei nº 8.029/90. O Recurso Extraordinário nº 603.624/SC (tema nº 325 de repercussão geral) tratava exatamente sobre a subsistência da contribuição ao SEBRAE após a edição da Emenda Constitucional nº 33/2001, pelos fundamentos acima já trazidos. Contudo, mesmo sendo um tema de tamanha importância para a desoneração da folha nas pessoas jurídicas, o Supremo Tribunal Federal decidiu julgá-lo por meio de sessão virtual e, como inexiste debate entre os Ministros, a pretensão dos contribuintes foi negada, sob o fundamento de que há importância social-econômica nas atividades desempenhadas pelo SEBRAE e não se poderia reconhecer a inconstitucionalidade da dita contribuição, a qual lhe serve como principal, senão único, meio de custeio.

Percebe-se novamente um julgamento do Supremo Tribunal Federal pelas consequências e não pelo direito constitucional tributário, o qual, como já destacado, encontra-se em desuso e desnaturado.

A preocupação tida pelos tributaristas não é vazia e deve-se, sobretudo, questionar, pressionar e manifestar sua inconformidade publicamente pelos julgamentos dos tribunais superiores que olvidam o direito constitucional tributário, sob pena dos poderes emanados pela Constituição Federal perderem seu fulgor.

COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO

Twitter

  • 2013, o ano do 9º Encontro Anual, cujo tema foi “CRESCER-CRECER-AGRANDIR”: #10anosLEXNET http://t.co/PUXmj1w7Ck - over a year ago
  • Em 2012, além do Encontro Anual, aconteceram 2 eventos Líderes Estrategistas e lançamos outros 2 volumes da Col. LEXNET #10anosLEXNET - over a year ago
  • Em 2011, mais de 100 profissionais participaram do 7 Encontro Anual Salvador. Vc foi um deles? https://t.co/pMKCGBXMpB #10anosLEXNET - over a year ago

Entre em Contato

LEXNET

Av. Paulista, 2073
Horsa II, 14 andar, cj 1404
São Paulo - SP - Brasil
01311-300

+55 (11) 3285-3493

lex-net@lex-net.com

http://www.lex-net.com

Palavras dos nossos associados

  • "Como membro da rede LexNet, o MF Advogados passou a atender os clientes de forma segura e eficiente em todas as áreas do Direito Público e Privado. Isso porque, a LexNettorna possível a constante troca de experiências entre profissionais altamente qualificados dos mais diversos ramos do Direito, ensina a dividir paraalcançar melhores resultados, oferece produtos correlatos à advocaciae, acima de tudo, possibilita que todos os sócios da rede estejam sempre atualizados com as tendências do mercado".

    Meirelles Ferreira Advogadoswww.meirellesferreira.adv.br
  • “Fazer parte da rede LEXNET traz para o escritório maior credibilidade e proporciona ao nosso cliente um atendimento diferenciado. Prezamos pela experiência jurídica acumulada e fazer parte desta network nos permite atuar de forma integrada e em parceria com outros escritórios do Brasil”.

    Armond Advogadoswww.armondadvogados.adv.br
  • “ Estar presente numa rede de advogados e negócios como a Lexnet, não somente é motivo de orgulho para nós por fazermos parte de um seleto grupo de escritórios de diversas áreas, como também é fundamental para nossa estratégia negocial,  podendo manter não somente um representante, mas um verdadeiro parceiro, em favor de nossos clientes em cada Estado da Federação e em outros países do mundo. Ademais o constante encontro de idéias  e informações entre os parceiros da rede, nos mantêm atualizados constantemente sobre o direito e sobre os negócios, nos possibilitando sempre ofertar e receber ofertas de novas oportunidades.”

    Fernando Maciel Advocacia & Consultoriawww.fernandomaciel.adv.br
  • “ Ser LEXNET permite ao MBAF Consultores e Advogados ter diferenciais competitivos de atuação nacional, garantia da entrega de serviço jurídico amplo e diferenciado, além de um networking que possibilita sermos uma plataforma capaz de gerar o assessoramento de negócios seguros para os nossos clientes , além das fronteiras do Brasil”.

    Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão Consultores e Advogadoswww.mbaf.com.br
  • A Lex-Net é a extensão de nosso ideal de vida, de nosso desejo de crescer, reunir pessoas e resolver situações. Ela nos traz uma gama inteiramente inédita de desafios e objetivos. Descobrimos que não estamos sós, que existem profissionais e pessoas com ideais comuns além das nossas fronteiras, que lutam as mesmas batalhas, pelas mesmas razões, e o sentimento de irmandade nos enche de satisfação. Simultaneamente à esta descoberta nos deparamos com novidades à cada encontro e interação que se estabelece. Como se cada relação não fosse um mundo em si, a rede é como um organismo vivo que pulsa centenas de interesses dos advogados e seus clientes, circulando inteligência e estudo, teses e problemas, energia e respostas, aflição e esperança. A Lex-Net nos expande, nos exige e nos complementa.

    Carrion Advogadoswww.carrion.com.br
  • "A rede Lexnet permite que nosso escritório expanda as suas fronteiras geográficas e de conhecimento, oferecendo ao cliente uma atuação abrangente, capaz de potencializar oportunidades, abreviar o andamento de procedimentos jurídicos e ainda representar uma significativa redução nos custos da prestação do serviço".

    Portugal Murad – Direito de Negócioswww.portugalmurad.com.br
  • "A LEXNET é uma iniciativa pioneira e inovadora no exercício da advocacia empresarial no Brasil, por desenvolver o network jurídico-empresarial, congregando escritórios de médio porte e parceiros em todas as unidades da Federação, América Latina e Europa, para atuação integrada em todo o território nacional e países vizinhos. Nosso modelo de atuação permite oferecer aos clientes um atendimento de maior abrangência nacional e internacional, favorecendo o intercâmbio de informações jurídicas e o conhecimento dos mercados ligados a cada nicho de atuação dos nossos clientes. Hoje a LEXNET tem o orgulho de ser a maior rede de escritórios de advocacia empresarial da América Latina nos critérios de volume de negócios e de qualidade técnica dos serviços prestados".

    Varella Advogados Associadoswww.varellaadvogados.com.br
  • "No mundo de hoje a ideia de cooperativismo entre profissionais , em sentido amplo, torna-se a cada dia mais clara como uma prática vantajosa para a todas as partes. A Lexnet é pioneira nesse sentido e um grande exemplo de rede onde as expertises profissionais de seus membros se complementam para um melhor atendimento dos clientes e incremento dos próprios negócios".

    Queiroz Advogados Associadoswww.queirozadv.com.br
  • "A rede Lexnet permite que nosso escritório expanda as suas fronteiras geográficas e de conhecimento, oferecendo ao cliente uma atuação abrangente, capaz de potencializar oportunidades, abreviar o andamento de procedimentos jurídicos e ainda representar uma significativa redução nos custos da prestação do serviço".

    Portugal Murad – Direito de Negócioswww.portugalmurad.com.br
  • "A LEXNET representa para o LSA - além da satisfação de ser associado idealizador e fundador da rede - estar no cenário jurídico internacional com ampla capacidade de atendimento, nas mais ricas e diversas áreas do direito; presença em importantes centros econômicos no país e fora dele; e um excelente canal de troca e aprimoramento  profissional".

    Lopes da Silva & Associados – Sociedade de Advogadoswww.lopesdasilva.adv.br
  • "Escritório fundador da LEXNET, entende e percebe, na existência da rede, oportunidade única de melhor servir às demandas de clientes nacionais e internacionais, com a troca de estratégias jurídicas com os demais associados. A LEXNET possibilita a interação entre dezenas de abalizados profissionais, voltados para o mesmo fim: parcerias na busca do primoroso e exitoso atendimento ao cliente e, ainda, ousamos dizer mais: na constante relação de fazer novos amigos".

    Escritório de Assessoria Jurídica José Oswaldo Corrêawww.eajjoc.com.br
  • "Ser um Escritório Especialista Lexnet nos permite assistir aos Escritórios membros nas demandas criminais havidas com seus clientes, levando a nossos parceiros a tranquilidade ter um efetivo Sócio lidando com assuntos de sua clientela, com o cuidado e personalismo que tais assuntos requerem por natureza. A Rede também permite a nosso Escritório ter presença nacional, nos capacitando a prestar um atendimento melhor, mais ágil, eficaz e personalizado a nossos clientes e parceiros".

    Portela, Campos Bicudo e Jaloreto Advogadoswww.jaloreto.com.br
  • "O modelo de atuação conjugada à experiência dos clientes empresas, impulsionou o Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados à associar-se à LexNet, quando cresceu e se desenvolveu, tendo a oportunidade de ampliar seu negócio com os demais associados, com a troca de experiências e de produtos jurídicos. O trabalho da rede foi essencial para nos tornarmos um escritório de porte e representatividade em nossa região".

    Imaculada Gordiano Sociedade de Advogadoswww.imgordiano.com.br
  • "A Rede LEXNET representa a família que escolhemos pertencer, é ousada e grandiosa, um sonho que conquistamos a cada dia. Através da sua abrangência, garante aos seus associados a expansão territorial e o intercâmbio de conhecimento de profissionais que atuam no mais diversos seguimentos da profissão, garantindo ética e transparência. Reunindo um grupo seleto e de qualidade, a LEXNET representa força e vontade para explorar oportunidade, gerar resultados e enfrentar o mercado competitivo dos negócios. Com espirito de união e perseverança, a cada novo encontro, cultivamos o verdadeiro espírito LEXNET de ser!".

    FRS Consultoria e Assessoria Jurídica e Empresarialwww.frsconsultoria.com.br
  • "Fazer parte da Lexnet, uma aliança cujo diferencial pauta-se na capacidade de estimular os escritórios-membro a realizar negócios com o mais alto padrão ético e de qualidade, é ter diariamente a oportunidade de intercâmbio de trabalhos, ideias e produções intelectuais dos mais variados segmentos empresariais. Isso resulta em uma maior visibilidade e projeção no mercado, solidificando a atuação dos escritórios, além de fortalecer e amadurecer a relação entre os participantes da rede. Face à natureza ímpar de cada negócio gerado, é preciso que cada banca esteja preparada para os mais variados desafios. Também é importante ressaltar o incentivo à criação de conteúdos jurídicos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento intelectual de nosso corpo jurídico. Para a F&V, fazer parte de uma rede como a Lexnet é motivo de grande satisfação e impulsão de resultados".

    Forti & Valdivieso Advogados Associadoswww.fortiadvogados.com.br
  • “Sou cliente do escritório Edson Barcellos há mais de uma década. Nesse tempo de convivência empresarial, o escritório Edson Barcellos passou para minha pessoa e para os colaboradores de nossas empresas, atenção, confiança e alta relevância profissional. O escritório Edson Barcellos como associado da LEXNET tem nos oferecido excelente suporte jurídico através dos escritórios de advocacia associados nas sedes de nossas empresas em Goiânia,  Belo Horizonte, São Paulo, Osasco, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis”.

    Edson Barcellos Advogados Associadoswww.edsonbarcellos.com.br
  • “A participação na rede nos permitiu uma enorme troca de experiência e de conhecimentos jurídicos, além de abrir os nossos olhos para novos mercados na área jurídica, na gestão do escritório e no atendimento aos nossos clientes”.

    Elarmin Miranda Advogados Associadoswww.elarminmiranda.adv.br
  • "Para o BISPO VIEIRA ALVARES - Sociedade de Advogados, a associação à LEXNET representou uma quebra de paradigma, pois alçamos das 5 (cinco) especialidades ofertadas para nossos clientes, para um universo bem mais amplo de expertises, alavancando negócios e fazendo com que nosso nome transcendesse os limites territoriais de Sergipe, pois além de nos valer dos serviços dos escritórios parceiros, também levamos para outros Estados alguns de nossos produtos jurídicos".

    Bispo Vieira Alvares – Sociedade de Advogadoswww.bva.adv.br
  • "A LEXNET possibilitou a projeção de nosso escritório para todo o território nacional, América Latina e Europa, onde hoje estamos presentes e oferecemos nossos serviços. Nossos clientes também podem contar com suporte de nossos parceiros em todas essas localidades, além de especialistas em todas as áreas do direito".

    Amaral de Andrade Advogados Associadoswww.amaraldeandrade.com.br