LEXNETNEWS - 3ª EDIÇÃO - 07 DE JULHO DE 2005
CASO NÃO ESTEJA VISUALIZANDO CORRETAMENTE, CLIQUE AQUI
 
RELACIONAMENTO
 
 

PALAVRA DA VEZ

MUDAR PARA MELHOR

Não posso dizer que era conversa de botequim, porque o local era elegante, mas de qualquer forma, era um bar em Lisboa, no hotel em que nos hospedamos, eu e o Luiz Eduardo, nosso atual Presidente do Conselho de Administração da LEXNET. Participávamos do I Encontro Luso Brasileiro de Escritórios de Advocacia, realizado em Lisboa no dia 18 de outubro de 2004, sob a organização do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Naquele ambiente elegante, o Luiz apresentou-me a idéia da LEXNET, e honrou-me com o convite para que o LEMOS E ASSOCIADOS ADVOCACIA fosse o escritório de Campinas, integrante da rede. De imediato, aceitei o convite. O que pretendia, de início, era entender melhor o funcionamento do sistema e os benefícios que todos poderiam ter nessa participação. De outubro de 2004 em diante, o que era apenas uma idéia tomou corpo e vem se agigantando.

Não há como não apoiar esse empreendimento, seja pela qualidade dos escritórios que já o integram, ou em virtude da imprescindibilidade de estarmos vinculados a parceiros confiáveis nos principais centros do país.

Resta, portanto, a cada integrante utilizar o imenso potencial que a LEXNET pode oferecer em temos de geração de negócios dentro da especialização dos escritórios.

Certamente, encerraremos 2005 com uma rede já consolidada e podendo apontar situações concretas que tiveram início e término com sucesso, graças ao cultivo que o Luiz Eduardo dedicou à germinação de sua idéia.

Dr. Arthur Pinto de Lemos Netto
Associado LEXNET de Campinas/SP

 
DESENVOLVIMENTO
 
 

PALESTRA

O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL NO COMÉRCIO EXTERIOR

A palestra tem como objetivo demonstrar às empresas de comércio exterior, importadores, exportadores, empresários em geral, as ferramentas jurídicas tributárias que podem levar a economia de impostos nas operações de comércio exterior.

Público-alvo: empresas de comércio exterior, importadores, exportadores e prestadores de serviços em geral vinculados ao comércio exterior.

PALESTRANTE: Dr. Elvio Henriqson, sócio administrador da Advocacia Dr. Elvio Henriqson S/C, advogado tributarista, responsável pela área de consultoria, pós-graduado em direito tributário, professor de direito tributário, Presidente da Academia Gaúcha de Direito Tributário.

DATA: 03/08/2005

HORÁRIO: das 19h30min às 22h

LOCAL: Swan Tower Porto Alegre (Rua Cristóvão Colombo, nº 3192)

 

INVESTIMENTO:

        R$ 40,00 - sócios da AMCHAM

        R$ 80,00 - não sócios da AMCHAM

 

INSCRIÇÕES: pelo telefone (51) 3337-4854

CONTEÚDO:

  • • Planejamento Tributário: Evasão e Elisão Fiscal
  • • Agregando Valor nas Importações ou Exportações
  • • Princípio da Territorialidade: Resident Companies e
  •   Non Resident Companies
  • • Sociedades Offshore e Onshore
  • • Zonas Francas
  • • Transfer Princing
  • • Obrigações Legais para não Residentes
  • • Fideicomisso.

Apoio: Amchan Brasil/Porto Alegre.

 

DISCUSSÃO DE PONTA

O NÃO À CONSTITUIÇÃO EUROPÉIA
Dra. Lucia Zimmermann.

A democracia representativa está em crise no Brasil, mas também mostra seu desgaste na velha e sábia Europa.

+ Clique aqui e leia mais!

 

UMA NOVA PERSPECTIVA:
NEGÓCIOS MAIS HUMANOS
Dra. Ana Carolina Gazoni.

O mundo dos negócios sofre, atualmente, profundas e importantes alterações que prometem um elevado grau de amadurecimento. As empresas mais antigas sabem que as condições econômicas, sociais e ambientais que existiam quando criadas não são as mesmas dos dias de hoje, e as mais novas já nascem sob um mundo mais complexo, integrado, de constante mutação, rápida comunicação e esgotamento dos recursos naturais.

+ Clique aqui e leia mais!

 

AS INOVAÇÕES DA LEGISLAÇÃO FALIMENTAR
Colaboração de Eduardo Ferreira do escritório LEXNET de Salvador/BA

A nova lei de falências, por alguns chamada de Lei de Recuperação de Empresas, traz, como grande novidade, os institutos de recuperação judicial e extrajudicial.

+ Clique aqui e leia mais!

 

PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE
Colaboração da Dra. Patricia Camocardi do
escritório LEXNET de São Paulo/SP.

Até dezembro de 2004, a prescrição intercorrente em ação de execução fiscal não era decretável de ofício. Para seu reconhecimento se fazia necessário que a parte interessada formulasse pedido de exceção de prescrição, ou através de nomeação pelo juiz de curador especial, por tratar-se de direitos patrimoniais.

+ Clique aqui e leia mais!

 

LITÍGIOS DE TRABALHO VIRAM CRIMES
Colaboração do Dr. Márcio Terruggi do escritório LEXNET
de São José do Rio Preto/SP.

A tendência de criminalização de disputas tipicamente civis começa a migrar agora para a área trabalhista, ainda que por vias indiretas. Aprovada em 2000, a Lei n° 9.983, que alterou o Código Penal, foi criada originalmente para punir sonegadores da Previdência Social. Agora, no entanto, começa a ser usada como uma forma de transformar disputas próprias da Justiça do Trabalho em processos criminais.

+ Clique aqui e leia mais!

 

INFORMAÇÕES DO SETOR

STJ JULGA ABUSIVA A CLÁUSULA DE
EXCLUSÃO DE TRATAMENTO DA AIDS
Colaboração do Dr. Plínio Volponi do escritório
LEXNET de São Paulo/SP.

Em recente decisão unânime proferida no Recurso Especial nº 244847, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça declarou nula, por considerá-la abusiva, a cláusula de contrato de seguro-saúde que exclui expressamente o tratamento de doenças infecto-contagiosas, no caso específico, a AIDS.

+ Clique aqui e leia mais!

 

ALTERAÇÕES DO CÓDIGO CIVIL

No último dia 28 de junho, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou alterações no Código Civil brasileiro. Clique aqui e veja na íntegra o que mudou.

 

FONTE DE PESQUISA

CARNE BRASILEIRA
Colaboração da Dra. Carla Junqueira do escritório LEXNET de São Paulo/SP.

O governo brasileiro retomará em Genebra as negociações para melhorar o acesso das carnes brasileiras ao mercado russo. Tendo ciência dos problemas enfrentados por exportadores de carne brasileiros na inserção de seus produtos no mercado internacional, devido à barreiras sanitárias impostas pelos maiores importadores mundiais e de modo a encontrar soluções para esse problema, o escritório Lopes da Silva e Guimarães, através do Departamento de Comércio Internacional realizou uma extensa pesquisa acerca do assunto. Clique aqui e leia o resumo das conclusões iniciais. Maiores informações com Carla Junqueira. (11) 3141-1717 ou pelo site www.lopesdasilva.adv.br

 
INSTITUCIONAL
 
 

PERFIL

NO MEIO DO CAMINHO ESTAVA O DIREITO
Entrevista concedida ao jornalista Clayton Melo.

A sabedoria popular diz que nada acontece por acaso. Que o diga a doutora Imaculada Gordiano, sócia do escritório Imaculada Gordiano Advogados Associados S/C, de Fortaleza, novo associado da LEXNET. A advogada é uma das maiores especialistas em assuntos relacionados ao universo empresarial do Estado do Ceará, cujo desenvolvimento se deu a passos largos a partir da década de 1990. Clique aqui e conheça esta inusitada história que faz a nossa vida ficar tão interessante.

 

NOTÍCIAS DA REDE

NOVA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL

O escritório Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados, associado LEXNET de São Paulo, acaba de firmar contrato de cooperação exclusiva com a sociedade de advogados Dua e Associates, situada em New Delhi , Índia.

+ Clique aqui e leia o artigo na íntegra!

 

ESCRITÓRIO MEMBRO DA LEX NET
AFASTA APLICAÇÃO DA SELIC
Colaboração do Dr. Fabrício Padilha Klotz do
escritório LEXNET de Joaçaba/SC.

Em recente decisão, uma empresa do ramo supermercadista da cidade de Cascavel, obteve junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acórdão favorável a sua tese patrocinada pelo escritório membro da LEXNET, Sandro Schauffert Advogados Associados com sede em Joaçaba/SC.

+ Clique aqui e leia mais!

 

LEXNET LANÇA PORTAL NA INTERNET

O site da LEXNET passou por uma grande reformulação e se transformou num portal. Artigos, fórum para debate, notícias e diversos outros links estão disponíveis na página além de informações completas sobre a LEXNET. O portal apresenta uma navegação ágil e dinâmica, proporcionando maior interatividade aos usuários. Acesse www.lex-net.com e conheça agora o novo portal da LEXNET.

 

LEXNET IRÁ REUNIR SEUS ASSOCIADOS EM GRANDE EVENTO!

A LEXNET está preparando uma grande convenção entre os associados para o segundo semestre. Será o I ENCONTRO NACIONAL LEXNET no qual os participantes terão a oportunidade de se conhecerem melhor, debater temas de interesse da rede e construir um banco de geração de idéias para novos produtos. Em breve você receberá mais notícias sobre o evento. Aguarde!

 
NOTÍCIAS
 
 

DEZOITO MIL CARTÓRIOS
DO BRASIL SERÃO INTERLIGADOS
Colaboração do Dr. Luiz Eduardo Vidigal do
escritório LEXNET de São Paulo/SP.

No prazo de dois anos, todos os serviços de cartórios estarão interligados. A previsão é da Anoreg - Associação Nacional dos Notários e Registradores, que reúne os 18 mil cartórios do Brasil.

+ Clique aqui e leia o artigo na íntegra!

 

FÉRIAS JUDICIAIS
Colaboração de Dr. Plínio Volponi do escritório LEXNET de São Paulo/SP.

Segundo informa a revista Consultor Jurídico, o Conselho Nacional de Justiça, em sua primeira reunião realizada em 14 de junho de 2005, esclareceu que a proibição das férias coletivas nos tribunais, prevista pela reforma do Judiciário, já está em vigor. Os conselheiros entenderam que o inciso XII do artigo 93 da Constituição Federal é auto-aplicável, não precisando de regulamentação.

+ Clique aqui e leia mais!

 

TST: ERRO EM CITAÇÃO DA EMPRESA
LEVA À NULIDADE PROCESSUAL
Colaboração da Dra. Ana Cecília Lencioni do escritório
LEXNET de São Paulo/SP
.

A inobservância de determinação da legislação processual civil para a correta notificação da parte gera a nulidade dos atos subseqüentes do processo, julgou a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho a deferir recurso de revista a uma empresa carioca.

+ Clique aqui e leia o artigo na íntegra!

 

OMC: UNIÃO EUROPÉIA X ESTADOS UNIDOS
Colaboração da Dra. Carla Junqueira do escritório LEXNET de
São Paulo/SP.

Depois de meses de negociações frustradas, começou em junho a maior disputa da história da OMC: União Européia X Estados Unidos em razão dos subsídios dado às empresas Airbus e Boing, respectivamente. O Brasil entrará na disputa como terceira parte para obter informações que possam ser do interesse da Embraer para eventual conflito contra o Canadá (Bombardier).