INSTITUCIONAL
 
 

PERFIL

NO MEIO DO CAMINHO ESTAVA O DIREITO
Entrevista concedida ao jornalista Clayton Melo.

Seu primeiro contato com o Direito foi bastante incomum. Conte-nos como foi esta experiência.

Ainda adolescente, eu voltava para casa depois de um dia de aula no curso de magistério, destino tradicional das jovens da cidade, quando me deparei com um livro largado na calçada, em frente a uma faculdade. Peguei o livro que tinha o seguinte título: "Conceito de Norma Jurídica como Problema de Essência", de Maria Helena Diniz. Levei para casa, mesmo sem saber no que ele poderia ser útil. Mas ele me despertou muita curiosidade. Para espanto das minhas colegas de classe, lia nos intervalos das aulas no magistério. Tinha orgulho de andar com o livro debaixo do braço! De tanto o folhear, fui me familiarizando com o universo jurídico, até que tomei a decisão de fazer o vestibular de Direito assim que concluísse o magistério. Prestei o vestibular, fui aprovada e logo me identifiquei com o curso de Direito da Universidade de Fortaleza.

Por que a senhora optou pelo Direito Empresarial?

Foi um caminho natural que se iniciou ainda nos tempos de graduação, quando comecei a trabalhar em um escritório que tinha nesse ramo uma de suas principais área de atuação. Anos depois, sai de lá para prestar assessoria jurídica para o Nissin Brasil, grupo taiwanês que se preparava para lançar no País uma empresa fabricante de máquinas de costura industriais. Na minha primeira experiência solo, entrei numa batalha que envolvia espinhosas questões políticas e econômicas, como a disputa entre Estados para atrair empresas por meio de benefícios fiscais. Foi um desafio e tanto. Mas, depois de realizado o trabalho, que foi bem-sucedido, percebi que estava preparada para tudo.

Como aconteceu a abertura do escritório?

Com o trabalho executado para Nissin, começamos a prestar assessoria para várias outras empresas que desejavam ingressar no Ceará, como as do pólo calçadista do Rio Grande do Sul. Então, em 1999 decidimos montar o escritório Imaculada Gordiano Advogados Associados.

Quais são as empresas que o escritório atende atualmente?

Além do Grupo Nissin Brasil, atendemos as empresas como Dilly, Aniger e Paquetá, todas de calçados, ABN Amro Bank e Bermas Indústria e Comércio.

Qual o segredo do sucesso do Imaculada Gordiano Advogados Associados?

O escritório hoje se consolida como uma das referências no Direito no Ceará, mas isso não quer dizer que devemos repousar nos louros da vitória. É preciso atualização permanente, porque a advocacia é uma batalha diária.