DESENVOLVIMENTO
 
 

DISCUSSÃO DE PONTA

UMA NOVA PERSPECTIVA:
NEGÓCIOS MAIS HUMANOS
Dra. Ana Carolina Gazoni.

O mundo dos negócios sofre, atualmente, profundas e importantes alterações que prometem um elevado grau de amadurecimento. As empresas mais antigas sabem que as condições econômicas, sociais e ambientais que existiam quando criadas não são as mesmas dos dias de hoje, e as mais novas já nascem sob um mundo mais complexo, integrado, de constante mutação, rápida comunicação e esgotamento dos recursos naturais.

Antes, no modelo tradicional da teoria da empresa, se pensava na quantidade de produção, e na maior qualidade do serviço, com a maior quantidade de venda e o maior lucro possível. Hoje, com a globalização dos riscos, aumento das desigualdades e da pobreza, de consumo exagerado, desprezo pelo bem comum, desrespeito ao todo e abandono de interesses individuais a situação do planeta tende a tornar-se insustentável.

Por outro lado, o papel originário das empresas pode ser substituído por outro muito mais benéfico para sociedade, governo e meio ambiente, para as pessoas e para o mundo. O mundo dos negócios pode ser visto sob uma perspectiva sistêmica, sendo este não apenas voltado para um único objetivo (produzir, ou prestar um serviço X, pagar salário e imposto), mas sim para o tudo que este envolve.

Ora, faz sentido pensarmos que a empresa envolve uma série de vidas: desde o público interno (colaboradores, acionistas, sócios), ao governo, comunidade local, meio ambiente (leia-se natureza), fornecedores e distribuidores. Interessante é juntar este mundo de partes em um grupo, olhar para ele e definir o melhor caminho a ser traçado para a consecução de uma atividade.

Esses são os modernos paradigmas que os empresários enfrentam ou enfrentarão em breve, dessa forma, o profissional de direito que se preocupar com o tema, buscando por meio de sua atuação auxiliar as empresas a atingirem esses objetivos, terá um grande diferencial a oferecer.

A perspectiva sugerida é atual, interessante, respeitosa, inclusiva e fundamental para a manutenção do sonho de viver em um mundo mais saudável, justo, igualitário e, principalmente, sustentável.

Ana Carolina Gazoni (carolgazoni@hotmail.com) é advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e consultora em responsabilidade social, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.