LEXNETNEWS - 10ª EDIÇÃO - 17 DE MARÇO DE 2006
Caso não esteja visualizando corretamente, clique aqui.
  INSTITUCIONAL  
 

PALAVRA DA VEZ

 

Lucilene Freitas Toni
Toda atividade profissional tem suas peculiaridades, e a advocacia, como não poderia ser diferente, tem características muito interessantes, dentre as quais eu gostaria de analisar uma em especial que, a meu ver, está diretamente ligada à LEXNET. Trata-se da imprescindível relação estreita, próxima e pessoal que deve existir entre o advogado e o cliente.

De um modo geral, os escritórios de advocacia nascem, crescem, prosperam até que atingem uma fase onde se estabelece uma linha tênue entre o rumo ao sucesso e ao fracasso. Isso porque, o progresso de um escritório de advocacia significa expansão e crescimento, muitos clientes, muitos processos, grande equipes, mas isso deve acontecer de um modo muito cauteloso para não acarretar a inversão do caminho trilhado pelo escritório.

O fato é que o advogado tem com seu cliente uma relação baseada fundamentalmente na confiança e isso não pode ser abalado de forma nenhuma.

Por maior que tenha se tornado o escritório e por mais capacitados que sejam os profissionais que integram a banca, o cliente dos dias atuais, não diferente dos clientes de antigamente, quer poder contar sempre com a palavra, a opinião e a orientação daquele que, além de seu advogado, tornou-se seu amigo.

Quando cresce, o escritório precisa se estruturar, primando sempre pela qualidade do serviço prestado, mas sem abandonar o “caráter personalíssimo da advocacia” – do qual tanto ouvimos falar ainda nos bancos acadêmicos – mas que, atualmente, percebemos um pouco esquecido.

O cliente de hoje, personagem desse mundo tão dinâmico, precisa ter fácil acesso ao seu advogado, precisa falar com ele, ser atendido por ele. A relação tem que ser próxima, inclusive porque nosso trabalho depende obviamente de conhecimento técnico, mas necessariamente de elementos que só o cliente – real envolvido no caso – pode nos fornecer.

O caminho do fracasso que mencionei está justamente na impossibilidade de conciliar o crescimento - e os muitos afazeres que derivam desse progresso -, com a proximidade do cliente que deve existir sempre. O advogado deve estar acessível ao seu cliente que tem que ser sempre tratado com exclusividade.

Por isso acredito e confio tanto na LEXNET. Vejo que a parceria estabelecida entre nós, membros da rede, concede a tranqüilidade de saber que posso oferecer ao meu cliente uma assessoria ampla, com a qualidade que tanto prezo, mas, principalmente, com a certeza da atenção que ele quer – e precisa receber – uma vez que não estarei simplesmente encaminhando o cliente para uma filial, mas sim, apresentando-o à um Colega que, adepto da mesma filosofia, o atenderá com o cuidado com que ele é atendido em meu escritório.

Integrar uma rede de escritórios de advocacia retira de todos nós as preocupações e custos de mantermos uma filial, concedendo, ao mesmo tempo, todos os benefícios de podermos atender o cliente em todo o país, nas mais variadas áreas e especialidades do Direito, sem perder a proximidade necessária com o cliente, uma vez que ele é levado por nós até o parceiro LEXNET que, trabalhará em conjunto conosco.

A LEXNET está se desenvolvendo – graças, principalmente ao comprometimento de seus integrantes e de toda a equipe envolvida - e, em muito breve, estará nos dando ótimos e gratificantes frutos.

Particularmente estou muito feliz em integrar o Conselho Administrativo da LEXNET. Desejo que possamos trabalhar muito pela maior integração dos membros da rede, porque só assim os negócios poderão surgir. Agradeço a confiança depositada em mim, não apenas pelos Colegas da LEXNET, mas também pelo Dr. José Oswaldo Corrêa - titular do escritório que represento -, foi ele quem, há algum tempo, já me dizia que a advocacia do futuro será baseada em parcerias sérias, como a que estamos desenvolvendo.

Um abraço a todos

Lucilene Freitas Toni
LEXNET Rio de Janeiro (RJ)
Escritório de Assessoria Jurídica José Oswaldo Corrêa

  DESENVOLVIMENTO  
 

imagem do site do STF

A rede LEXNET se articula e seus escritórios de Belo Horizonte e Fortaleza promovem, em parceria, um evento no próximo dia 30 de março, em Fortaleza.

O escritório anfitrião do evento, Imaculada Gordiano Advogados Associados - Fortaleza, receberá na ocasião o Dr. Ronaldo Behrens, sócio do Portugal, Vilela, Behrens e Advogados - Belo Horizonte , que fará uma palestra e capitaneará debates a respeito de questões jurídicas ligadas ao gerenciamento de riscos na Atividade Hospitalar.  

O objetivo do evento é proporcionar ao público acesso a temas importantes da atividade hospitalar que signifiquem potenciais demandas judiciais contra o hospital, mas que podem ser prevenidas por meio de um trabalho jurídico bem arquitetado, com metodologia definida, fazendo com que o risco tenda a zero.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ATRAVÉS
DE PESSOA JURÍDICA
Colaboração do Dr. Sérgio Schwartsman do
escritório LEXNET de São Paulo (SP).

 

Notícia publicada do clipping da OAB, mencionando a posição do Presidente do TST, Ministro Vantuil Abdala, afirma que dependendo da forma que se der a relação, o trabalhador que prestar serviços como Pessoa Jurídica, poderá ter reconhecido o vínculo de emprego. Clique aqui e leia a notícia na íntegra.

 

DECISÕES JUDICIAIS

PEÃO QUE MANDA CHEFE “SE FERRAR”
NÃO COMETE FALTA GRAVE
Colaboração do Dr. Sérgio Schwartsman do
escritório LEXNET de São Paulo (SP).

imagem do site do STF  

Mandar o chefe “se ferrar” não justifica demissão por justa causa. O entendimento é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). Para os juízes, no calor de uma discussão, é preciso levar em conta o peso e o significado que expressões, às vezes chulas, assumem quando ditas por operário humilde a pessoa culta.

+ Leia mais!

 

LEGISLAÇÃO

AGRAVO: NOVA LEI, VELHOS PROBLEMAS
Colaboração do Dr. Luiz Eduardo Lopes da Silva do escritório LEXNET de São Paulo (SP).

 

Na esteira da aprovação da Emenda Constitucional que aprovou a Reforma do Poder Judiciário, vem o Poder Executivo enviando ao Congresso Nacional uma série de Projetos de Lei que visam dar a tão necessária e desejada “nova face” a este Poder que, pelo envelhecimento de suas estruturas, anacronismo de seus procedimentos, ausência de tecnologia de informação suficiente e preconceitos arraigados vem, ao longo do tempo, perdendo sua eficiência.

+ Leia mais!

 

EMPREGADOR DOMÉSTICO PODERÁ DEDUZIR
DO IMPOSTO DE RENDA A CONTRIBUIÇÃO AO INSS
Colaboração da Dra. Ana Lucia Lopes da Silva do escritório LEXNET de São Paulo (SP).

imagem do site do STF  

Buscando estimular o registro na Carteira de Trabalho de milhões de empregados domésticos em todo o Brasil, foi editada no último dia 6 de março a MP 284. De acordo com ela, a partir da Declaração de Ajuste do ano que vem (2007, ano base 2006) e até 2012 (declaração do ano base 2011), o empregador doméstico poderá deduzir do Imposto de Renda a contribuição ao INSS, de um trabalhador doméstico, considerando a base de um salário mínimo.

+ Leia mais!

 

INSCRITOS NO SIMPLES
DISPENSADOS DE CONTRIBUIÇÕES
Colaboração do Dr. Silvio Basso do escritório
LEXNET de São José do Rio Preto (SP).

 

No último dia 12 de janeiro, foi publicada a edição nº 608 da Instrução Normativa SRF. Dentre vários assuntos ligados ao SIMPLES federal, a IN-SRF trata, em seu artigo 5º, §8º, da isenção da contribuição sindical patronal às empresas incluídas neste sistema, corroborando o entendimento que vem se firmando nos tribunais pátrios, vez que existem vários acórdãos, inclusive do colendo STF neste exato sentido.

Clique aqui e leia a reprodução do referido artigo 5º §8º da Instrução Normativa n° 608

 

INFORMAÇÕES E ALERTA

RESTITUIÇÃO DO PIS/COFINS
Colaboração do Dr. Daniel Ribeiro do escritório
LEXNET de Salvador (BA).

imagem do site do STF  

A decisão tomada pelo STF, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 357950, relatado pelo Ministro Marco Aurélio, realizado no dia 9.11.2005, considerando inconstitucional o alargamento da base de cálculo da Cofins de faturamento bruto para a receia bruta já era, de certa forma, esperada. Somente com o advento da Emenda Constitucional nº 20, de 15-12-1998, é que passou a ser permitida a instituição de contribuição sobre a ''receita ou o faturamento'' (art. 195, I, b da CF).

+ Leia mais!

 

INFORMAÇÕES DO SETOR

DESPACHOS, SENTENÇAS E DECISÕES DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS NA INTERNET
Colaboração do Dr. Sérgio Schwartsman do
escritório LEXNET de São Paulo (SP).

 

A determinação de que despachos, senteças e decições devem estar disponíveis na internet é ótima, pois não é preciso ir ao Fórum apenas para retirar cópia das mesmas, o que facilita a vida dos advogados. Espera-se que os TRT cumpram essa determinação. Clique aqui e leia na íntegra o Provimento nº 7/2005 que determina aos presidentes dos TRT disponibilizar na Internet, de modo contínuo, todas as informações referentes a cada processo.

+ Leia mais!

  NOTÍCIAS  
 

SUPERMERCADO NÃO É RESPONSÁVEL POR
ROUBO DENTRO DE SUAS DEPENDÊNCIAS

Colaboração do escritório de Assessoria Jurídica José Oswaldo Corrêa, LEXNET do Rio de Janeiro (RJ).


 

Um supermercado carioca está livre de pagar indenização de responsabilidade civil e danos morais a um cliente que entrou na loja no momento em que o estabelecimento estava sendo assaltado. A decisão é da juíza de direito Lindalva Soares Silva, da 11ª Vara Cível do Estado do Rio de Janeiro.

+ Leia mais!

 

PRETENSÃO DE EX-ÁRBITRO QUANTO À
INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI PELÉ
É DERROTADA
Colaboração do Dr. Sérgio Schwartsman do
escritório LEXNET de São Paulo (SP).

 

Edilson de Carvalho

No último dia 22 de fevereiro, o juiz José Bruno Wagner Filho, da 82ª Vara do Trabalho de São Paulo, presidiu audiência no processo trabalhista movido pelo ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho contra a Federação Paulista de Futebol (FPF). O ex-árbitro pediu que a Justiça do Trabalho reconhecesse o vínculo empregatício dele com a federação.

+ Leia mais!

 

FORMATO DO PAPEL E MARGENS DAS PETIÇÕES NÃO PODEM SER EXIGIDOS PELOS TRIBUNAIS
Colaboração do Dr. Luiz Eduardo Lopes da Silva do escritório LEXNET de São Paulo (SP).

 

O Conselho Diretor da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo solicitou ao presidente do STF a imediata revogação da Resolução nº 309, de 31/8/05, por considerar que, em se tratando de matéria eminentemente processual, a competência para legislar é privativa da União, conforme disposto no artigo 22, I, da CF.

+ Leia mais!

 

ACONTECE NA REDE

ELEITO NOVO MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA LEXNET

 

Dra. Lucilene Toni da LEXNET Rio de Janeiro, que nesta edição assina a Palavra da Vez, é o mais novo membro do Conselho de Administração da LEXNET. Dra. Lucilene foi eleita pelo Conselho no último dia 20 fevereiro.

 

VITÓRIA NO STJ DO ESCRITÓRIO LEXNET DE FORTALEZA, IMACULADA GORDIANO
ADVOGADOS ASSOCIADOS


Trata-se de questão relativa a Direito Penal Tributário, onde normalmente o fisco está atuando ao lado do Ministério Público Federal, na conhecida representação fiscal para fins penais.

Muitas denúncias, no entanto, são oferecidas sem a devida descrição fática da conduta do sócio a qual é atribuído o tipo penal. Portanto exige-se que a denúncia seja precisa e destaque com clareza os fundamentos de fato e de direito, pois ao contrário cerceiam o Direito à Defesa, haja vista que uma denúncia genérica em crimes societários é permitida com limites.

Nesse sentido, e acompanhando a evolução da jurisprudência do STJ e do STF acerca do tema, o escritório Imaculada Gordiano obteve decisão favorável a seu cliente, no sentido da obtenção do trancamento de uma ação penal movida em desfavor de uma sócia, a qual não tinha sequer descrita sua conduta.

Clique aqui e leia a Ementa da decisão do STJ.

 

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

 

Fundada em 2003 e sediada em São Paulo Brasil, a Global Trade Services (GTS), cliente do escritório LEXNET de São Paulo, é uma empresa de consultoria especializada em assessorar organizações em negócios locais e internacionais. Sua atividade esta principalmente focada em pesquisas, estratégias e implementação de projetos entre América do Sul, Europa e Ásia.

Para informações sobre oportunidades em sua cidade, informe-se através de info@gtsbrasil.com ou acesse o site www.gtsbrasil.com

 

ANIVERSARIANTES DA REDE

A equipe LEXNET cumprimenta com muita alegria e deseja felicidades e paz aos aniversariantes do mês de março:

 


Ingo Calabrich – 1º/mar
Machado Neto, Bolognesi e Falcão
LEXNET Salvador (BA)

Edson José de Barcellos - 20/mar
Edson Barcellos Advogados
LEXNET Goiânia (GO)

Lilian Theodoro Fernandes - 23/mar
Lopes da Silva e Guimarães Adv. Associados
LEXNET São Paulo (SP)

Luiz Eduardo Vidigal - 23/mar
Lopes da Silva e Guimarães Adv. Associados
LEXNET São Paulo (SP)

João Paulo Costa Cruz - 27/mar
Portugal, Vilela. Behrens e Aguiar Advogados
LEXNET Belo Horizonte (MG)

José Oswaldo Corrêa - 29/mar
Escritório de Asseessoria Jurídica
José Oswaldo Corrêa
LEXNET Rio de Janeiro (RJ)


PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES OU DESCADASTRAR SEU E-MAIL.