Cabecalho  
 
27ª EDIÇÃO - 11 de dezembro de 2008
 
  INSTITUCIONAL  
 

IV NCONTRO -PALESTRAS
Por Lucia Zimmermann



DESENVOLVIMENTO DA REDE

Toda a concepção filosófica do IV Encontro foi preparada com muito cuidado. Nosso objetivo perseguido era Fazer Acontecer negócios e para atingi-lo montamos um arcabouço de workshops que contemplasse o desenvolvimento de um conjunto de qualidades que fosse facilitadora neste sentido.

COMUNICAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE

O primeiro momento de trabalho teve como maestro o prof. Elcio Zarpelon e sua equipe da Dale Carnegie que abordou o aprimoramento dos participantes para se comunicar e apresentar trabalhos e propostas. A partir do suporte teórico apresentado, cada escritório preparou uma apresentação de quatro minutos para ser exposta no plenário. As apresentações foram filmadas e em seguida cada apresentador pode assisti-la em sala privada com um coach, orientando-o em que melhorar e mostrando-lhe os seus pontos fortes e fracos. Todos gostaram muito do aprendizado!

MODELO DE NEGOCIAÇÃO DE HARVARD

As estratégias e cuidados numa negociação foram estudadas e discutidas por Pablo Laurino, da CMI International, que nos apresentou as ferramentas de negociação mais modernas da atualidade: as desenvolvidas em Harvard University. Ele fez um jogo com os presentes mostrando o quanto poderíamos nos enganar quando não estivermos atentos para as características do outro e da sua linguagem, lembrando-nos que na vida real fazemos muitas vezes suposições que nem sempre são corretas, assim, fortaleceu em nós a idéia de que uma boa comunicação é um excelente caminho para um processo eficiente de negociação, processo este em que nosso comportamento deve ser não agressivo sem ser submisso.

COESÃO NA LIDERANÇA

Já o fortalecimento de nossos objetivos comuns e o estreitamento das relações entre os nossos escritórios e líderes foram trabalhados pelas professoras Maria Teresa Roscoe e Adriana Netto da Fundação Dom Cabral - FDC, renomada instituição voltada para programas de desenvolvimento de empresários e executivos.

Trabalhamos a compreensão do conceito de coesão e concluímos que num grupo coeso há lealdade entre os pares; trabalha-se com mais ardor; há comprometimento com os objetivos e planos de ação; há maior disposição para suportar a frustração; as vitórias são celebradas, pois todos se sentem responsáveis pelos resultados e chega-se mais facilmente a acordos, pois o que é essencial toma força e o que é pequeno fica nesta dimensão.

A partir da análise das características de um grupo coeso discutimos a importância da coesão entre os membros da LEXNET e o quanto ela é fundamental para que todos trabalhem para um objetivo comum e terminamos fazendo um quadro onde marcamos os pontos fortes em nossa rede e os pontos que ainda podem ser aprimorados para fortalecermos nossa coesão. As discussões foram muito importantes e nos alinharam, dando-nos maior clareza nos focos de atuação a serem perseguidos para o fortalecimento de nossas relações. Voltamos para casa mais amigos e mais coesos!

 
 
CLIQUE AQUI E MANDE A SUA MENSAGEM
PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES OU DESCADASTRAR SEU E-MAIL.
 
     
 

Clique aqui para ver as edições anteriores