Cabecalho  
 
41ª EDIÇÃO - 16 de Dezembro de 2011
 
  INSTITUCIONAL  
 

7º ENCONTRO ANUAL LEXNET

RESUMO DAS IDEIAS APRESENTADAS DURANTE O WORKSHOP
Gestão e Indicadores de Desempenho
Prof. Milton Correia Sampaio


O líder deve ser um exemplo vivo e sempre muito claro, pois não se tem nos escritórios equipes de telepatas. Ao mesmo tempo, quem recebe ordens tem que perguntar e esclarecer suas dúvidas para só fazer as tarefas uma vez. A estratégia selecionada, ou seja, o caminho que a organização quer percorrer deve ser conhecido por todos.


São várias as barreiras para a implementação da estratégia:


a) Barreira da Visão (apenas 5% dos funcionários entendem a estratégia);

b) Barreira da Administrativa (85% dos executivos gastam menos do que uma hora por mês discutindo estratégia);

c) Barreira das Pessoas (somente 25% dos gerentes têm incentivos ligados à estratégia);

d) Barreira dos Recursos (60% das organizações não amarram o orçamento à estratégia).


As redes, como a LEXNET, se tornam fortes quando possuem conexões bem construídas e com objetivos claros. Quanto mais pontos conectados melhor é a qualidade do fluxo de informações, pois ele é mais acurado e mais rápido. O ponto importante da arquitetura participativa e colaborativa predominante em redes robustas é a mobilização do potencial intelectual dos participantes da rede.


O poder das conexões de redes, como a LEXNET, é o poder de um grande escritório internacional; ele deve ser entendido para que se extraiam resultados.


A gestão de um escritório, ou de uma rede, pode ser definida como o processo de se entender que os objetivos da organização transformam o conhecimento em ação para resolver os problemas e atingir resultados.


Há vários modelos de gestão, mas desde 1998 o BSC - Balanced Score Card é o mais utilizado. Segundo ele, a formulação da estratégia deve abordar quatro perspectivas:

1 – Financeira;

2 – Processo e Produtividade;

3 – Crescimento e Sustentabilidade;

4 – Mercado e Valor.


Após a análise da realidade do escritório em conjunto com os objetivos e valores, cada um dos aspectos acima deve ser associado a uma meta e, para se medir a eficácia no atendimento da meta, deve-se criar indicadores de desempenho (financeiros; ampliação de carteira; relacionamento com clientes; grau e aumento de satisfação; integração com equipe) e desenhar um conjunto de ações que, sendo implementadas, viabilizarão o alcance da meta pretendida.


 
 
CLIQUE AQUI E MANDE A SUA MENSAGEM
PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES OU DESCADASTRAR SEU E-MAIL.
 
     
 

Clique aqui para ver as edições anteriores