Cabecalho  
 
45ª EDIÇÃO - 13 de Março de 2013
 
  INSTITUCIONAL  
 

INFORMAÇÕES DO SETOR

ADQUIRIR IMÓVEL NOVO OU USADO?
Por Gabriela Pereira, LEXNET Salvador.


O tempo de construção de um imóvel influencia no preço. Sendo assim, quanto mais antigo o imóvel, menor será o preço. Contudo, quanto mais antigo, mais caro será o condomínio, em razão das inúmeras taxas extras que irão surgir para manutenção. O valor que o interessado tem para dar entrada no imóvel também poderá influenciar nessa escolha, na fase de construção é possível minimizar o saldo devedor, o que configura uma vantagem, pois no momento do financiamento o valor irá diminuir e a possibilidade de ter um financiamento aprovado aumenta.
Se a estrutura do imóvel for um fator decisivo para fechar negócio, como por exemplo, um casal com filhos, o melhor será um imóvel novo, pois os novos empreendimentos tendem a possuir uma melhor estrutura de lazer, se comparados aos mais antigos.
Ao adquirir um imóvel novo surgem outros custos, pois será necessário desembolsar valores para complementação do imóvel, como pisos e armários. Caso os interessados tenham pressa em ser imitidos na posse do imóvel, a melhor opção é um imóvel usado, porém se não há pressa, um imóvel em construção pode ser mais vantagem. Contudo, ainda existe o risco de mesmo após o prazo para entrega ocorrer um atraso e prolongar em mais algum tempo a entrada no imóvel.
A aquisição de um imóvel usado, por mais que necessite de uma reforma considerável, pode ser outra opção. Primeiro porque os agentes financeiros permitem o financiamento para reformar imóveis com juros baixos, e segundo porque em alguns casos pode sair muito mais barato do que adquirir um imóvel novo ou reformado. O que precisa ser destacado é a grande escassez de mão de obra qualificada no mercado, podendo resultar em atrasos nas reformas.
Em suma, esses são os principais pontos que precisam ser estudados antes de fechar a compra de um imóvel, tendo como base a real necessidade e capacidade financeira do interessado.

 

*Gabriela Pereira é advogada membra do Núcleo Construção do MBAF Consultores e Advogados, pós-graduada em Direito Imobiliário pela Universidade Salvador (UNIFACS), e professora do Curso Total de Formação para Corretores de Imóveis das matérias de Documentação Imobiliária e Direito e Legislação.

 
 
CLIQUE AQUI E MANDE A SUA MENSAGEM
PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES OU DESCADASTRAR SEU E-MAIL.
 
     
 

Clique aqui para ver as edições anteriores