Cabecalho
50ª EDIÇÃO - 30 de setembro de 2014
INSTITUCIONAL

NOTÍCIAS DA REDE

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DIREITO DA SAÚDE EM SÃO PAULO

 

A saúde, enquanto setor da economia, é tema atual de grandes debates, notadamente sobre a qualidade da assistência. Os usuários de serviços de saúde, nos dias atuais, possuem uma ideia clara sobre seus direitos, como pacientes. Este é um dos diversos fatores que tem provocado um crescente número de demandas judiciais e prejudicado a percepção de qualidade.

Este curso de curta duração abordará as principais questões referentes aos direitos dos usuários, proporcionando aos participantes o conhecimento dos aspectos éticos e legais na prestação de serviços de saúde e preparando-os para o gerenciamento do relacionamento com este novo paciente, por meio da compreensão de sua forma de agir e da abertura ao diálogo e práticas de feedbacks.

Propõe-se, ainda, apresentar formas alternativas de resolução de conflitos atualmente em prática no Brasil e em outros diversos países, como uma das atuações eficazes de tratamento de problemas surgidos da atividade hospitalar, notadamente o relacionamento com os pacientes.
             
Público-Alvo
Profissionais que atuam na área de saúde, notadamente psicólogos hospitalares, gestores de qualidade, coordenadores que se relacionam com os usuários do sistema

Metodologia
Aula expositiva e participativa com avaliação dos conceitos e da legislação aplicável ao tema, a partir de estudos de casos concretos e jurisprudência.
 
Temas do Curso
Contexto atual do Direito da Saúde e dos direitos dos usuários da saúde; Fundamentos constitucionais dos Direito da Saúde e dos direitos dos usuários; Os direitos dos usuários na legislação civilista brasileira e a teoria dos contratos; Responsabilidade ética da atividade assistencial e estudo de casos – Parte I; Responsabilidade ética da atividade assistencial e estudo de casos – Parte II; Responsabilidade ética da atividade assistencial e estudo de casos – Parte III; Responsabilidade cível e penal da atividade assistencial; Métodos Alternativos de Resolução de conflitos e sua aplicação no direito da saúde; Formas de diálogo – utilização da mediação no relacionamento com os usuários.

CLIQUE AQUI E MANDE A SUA MENSAGEM
PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES OU DESCADASTRAR SEU E-MAIL.
 

Clique aqui para ver as edições anteriores

 
c