Acesso ao associado Login: Senha:
PT | PT | PT | PT

Luciene Franzim

Franzim Consultoria Jurídica – LEXNET Especialista em Proteção Patrimonial e Planejamento Sucessório

Luciene Franzim

A entrevistada de nossa coluna é Luciene Franzim sócia fundadora do Escritório Franzim Consultoria Jurídica – LEXNET Especialista em Proteção Patrimonial e Planejamento Sucessório.

1 – Porque escolheu seguir este caminho profissional?
R.: Sempre quis ser advogada. As poucas vezes em que pensei em concurso foram na área de procuradoria que é advocacia pública.

2 – Quais foram as dificuldades que enfrentou?
R.: Considero dificuldades a fase de abertura do escritório próprio.

a) saber o quanto vai gastar, mas não saber o quanto vai ganhar;
b) montar a equipe com pessoas não somente boas tecnicamente, mas com os mesmos princípios éticos que o seu;
c) não pensar em ganhar dinheiro, mas apenas em sedimentar o seu nome e o seu diferencial. A recompensa financeira é consequência da boa reputação.

3 – Em quais áreas seu escritório atua?
R.: Nas áreas societária, contratos, família e sucessão e tributária, sendo esta em parceria com o escritório tributário do Dr. Higuchi. O carro chefe é (re) estruturação patrimonial com objetivo de planejamento familiar e sucessório, tanto nacional quanto internacional, sendo que os nossos clientes são empresas familiares ou famílias empresárias.

4 – Quais suas atribuições dentro da sua área e no escritório?
R.: Desde a prospecção do cliente, participação em todas as reuniões com clientes, negociação dos honorários, estruturação e elaboração e revisão dos instrumentos jurídicos. Nada é enviado ao cliente sem a minha revisão.
As escrituras de doações com usufruto, condições e legado são um diferencial do escritório, juntamente com os contratos ou estatutos sociais que refletem tais escrituras. Igualmente a internacionalização do controle decisório patrimonial, via escrituras tailor made no exterior.

5 – Quais áreas trazem as maiores receitas?
R.: Com certeza estruturação patrimoniais internacionais. Mas os clientes acabam pedindo um acompanhamento permanente mensal que traz igualmente uma boa receita. Alienações de ativos no exterior ou no Brasil também geram receitas interessantes.

6 – Quais as principais medidas que você e seu escritório estão tomando ou preveem tomar para expansão das suas atividades?
R.: Por se tratar de serviço especializado e que requer traquejo diferenciado com famílias, como discrição, total sigilo e confidencialidade, pois muitas vezes lidamos com conflitos familiares, os novos clientes são recomendados por atuais clientes, por bankers de Private Banking ou por parceiros como a LEXNET.

7 – O que você e seu escritório gostariam de expor para os parceiros que se tornasse mais conhecido na LEXNET para que trabalhassem em parceria? Existe algum serviço diferenciado do seu escritório não divulgado na Rede?
R.: O escritório já é conhecido como especializado em planejamento sucessório e internacionalização. Mas talvez falte aos parceiros da LEXNET explorar mais os próprios clientes e vê-los não somente como empresas, mas como empresas familiares e que os negócios somente se perpetuam e crescem se a família que decide os negócios está bem estruturada.

8 – O que a LEXNET poderia fazer para ajudar na sua atuação pessoal e na expansão de seu escritório?
R.: Talvez destacar que a especialidade pode ajudar a alavancar os negócios do escritório atual, pois essa dificuldade de manter a harmonia familiar poderá ser oferecida por outro escritório que tentará angariar toda a prestação de serviços e não somente a familiar que é o nosso foco. Atendemos a família e não a empresa.

9 – O que você destaca de importante na sua parceria com a LEXNET?
R.: A possibilidade de networking com parceiros de boa formação técnica em outras regiões dos pais.

10 – O que mudaria nas parcerias de serviços que são realizadas em Rede?
R.: Maior interação via Skype e não somente nos encontros regionais que são muito bons, mas que se enfraquecem com o tempo.