Acesso ao associado Login: Senha:
PT | PT | PT | PT
LEXNET
  • A LEXNET
  • Escritórios Associados
  • Vantagens
  • Eventos
  • Notícias
  • Livros
  • Artigos
  • Perfil
  • Contato

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 116 DO CTN.

Home / Artigos / PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 116 DO CTN.
ago 4, 2020
LEXNET
Artigos
Comentários desativados em PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 116 DO CTN.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 116 DO CTN.

Por Thales Motti Fernandes, advogado no escritório Saraiva Advogados Associados, LEXNET Especialista em Tributário Complexo

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 116 DO CTN.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal, por meio da relatoria da Ministra Cármem Lucia, iniciou o julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade nº 2.446, promovida pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, a qual questiona a constitucionalidade do parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional.

O parágrafo único, do art. 116 do CTN, foi trazido pela Lei Complementar nº 104 de 2001, sob a justificativa de se tratar de uma norma “antielisiva”, aqui compreendida e decorrente da clássica definição doutrinária de “elisão” como a ação lícita do contribuinte voltada à economia tributária, de maneira a evitar a realização do fato imponível contido na norma tributária. Eis o teor da norma: 

Parágrafo único. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. 

Todavia, entendeu a Min. Relatora, acompanhada de outros quatro Ministros, a saber, Marco Aurélio, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, que não se trata de norma “antielisiva”, mas sim de dispositivo que cuida do combate à evasão fiscal.

Na ocasião, argumentou-se que a desconsideração permitida pela norma tributária está adstrita aos atos praticados pelo contribuinte que impliquem em dissimulação e ocultação da ocorrência do fato gerador.

Nos termos do próprio voto, assim arrematou a Ministra quando questionada se a norma impossibilitaria o planejamento tributário de pessoas físicas e jurídicas, in verbis: 

[…] a norma não proíbe o contribuinte de buscar, pelas vias legítimas, e comportamentos coerentes com a ordem jurídica, economia fiscal, realizando suas atividades de forma menos onerosa, e, assim, deixando de pagar tributos quando não configurado fato gerador cuja ocorrência tenha sido licitamente evitada.

E nem poderia ser de outra forma, afinal, o direito ao planejamento tributário decorre do próprio princípio da liberdade e da livre iniciativa (art. 5º, XII e art. 170 da CF, respectivamente), conjuntamente com o princípio da legalidade (art. 5º, II), o qual consagra que ninguém será obrigado a deixar de fazer algo senão em virtude de Lei.

O propósito negocial consubstanciado na economia tributária, mas que esteja amparado num negócio ou ato jurídico válido, segundo critérios do Direito Civil, não permite que a autoridade administrativa venha a desclassificá-lo, porquanto materializado licitamente e previamente à ocorrência da obrigação fiscal. Interpretação contrária implicaria na possibilidade de o Fisco tecer conclusões subjetivas, especialmente no que diz respeito ao propósito do contribuinte, em frente a práticas admitidas e válidas perante a legislação cível.

Segundo Ferragut, não há, no nosso sistema tributário, qualquer norma que mencione o abuso de direito, de forma, e, tampouco do propósito negocial (business purpose) como impedimentos ao contribuinte, que visa perseguir a via menos onerosa. Arrematando, a professora menciona a tese do Prof. Ayres Barreto de que tais figuras foram recepcionadas por parte de nossa doutrina simplesmente porque são admitidas em ordenamentos estrangeiros, porque importam em conceitos abstratos e de difícil precisão e, por evidente, porque permitem à Fazenda a requalificação de fatos jurídicos, embora sem qualquer previsão em nossa legislação fiscal, exceto na rechaçada exposição de motivos da LC nº 104/2001. 

Desse modo, a Ministra Relatora fez questão de consignar que a norma questionada não abre margem para interpretação econômica do fato gerador, e afasta, por conseguinte, a clássica doutrina que proclama a prevalência da substância e do conteúdo sobre a forma jurídica (substance over form) para fins tributários, o que sujeitaria determinadas transações ao alcance da tributação, ainda que, na sua forma adotada, não houvesse previsão de incidência. 

Outrossim, fica compreendida a ideia de que o Estado, por meio da autoridade competente para o lançamento, não pode desconsiderar os institutos juridicamente previstos e aceitos nas demais leis, ainda que manifestem signos de riqueza tal qual os tipificados e alcançados pela legislação tributária, como pretendia a teoria da consideração econômica dos fatos, justamente por faltar qualquer espécie de autorização interpretativa nesse sentido.

Vê-se, portanto, a iminente consolidação de um entendimento que trata a norma contida no parágrafo único do art. 116 como “antievasiva”, cujo objetivo é compreendido pelo combate à atos ilícitos, comissivos ou omissivos, que visam exclusivamente a economia fiscal, mormente de fato gerador já ocorrido, por meio da ocultação do verdadeiro ato ou negócio jurídico realizado, passível de tributação.

O posicionamento da Ministra afasta a interpretação do dispositivo segundo doutrinas, de origens estrangeiras, que permitiam a requalificação jurídica do fato para fins de alcance fiscal, embora houvesse respaldo legal quanto à sua forma jurídica. Destarte, nada impede que o contribuinte escolha, desde que licitamente e dentre as escolhas existentes, a via menos onerosa sob o ponto de vista fiscal.

Por fim, cumpre destacar que a Ministra Relatora trouxe outro ponto categórico em seu voto, especialmente no que tange à eficácia limitada da norma, a qual, no seu entender, depende de lei ordinária – ainda não editada – para estabelecer o procedimento a ser adotado pela autoridade fiscal. Esse entendimento, espera-se, fortalece a corrente do CARF que reconhecia a nulidade das autuações que desconsideravam negócios jurídicos praticados pelo contribuinte com base no parágrafo único do artigo 116, embora não devidamente regulamentado.

COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO

Twitter

  • 2013, o ano do 9º Encontro Anual, cujo tema foi “CRESCER-CRECER-AGRANDIR”: #10anosLEXNET http://t.co/PUXmj1w7Ck - over a year ago
  • Em 2012, além do Encontro Anual, aconteceram 2 eventos Líderes Estrategistas e lançamos outros 2 volumes da Col. LEXNET #10anosLEXNET - over a year ago
  • Em 2011, mais de 100 profissionais participaram do 7 Encontro Anual Salvador. Vc foi um deles? https://t.co/pMKCGBXMpB #10anosLEXNET - over a year ago

Entre em Contato

LEXNET

Av. Paulista, 2073
Horsa II, 14 andar, cj 1404
São Paulo - SP - Brasil
01311-300

+55 (11) 3285-3493

lex-net@lex-net.com

http://www.lex-net.com

Palavras dos nossos associados

  • "Como membro da rede LexNet, o MF Advogados passou a atender os clientes de forma segura e eficiente em todas as áreas do Direito Público e Privado. Isso porque, a LexNettorna possível a constante troca de experiências entre profissionais altamente qualificados dos mais diversos ramos do Direito, ensina a dividir paraalcançar melhores resultados, oferece produtos correlatos à advocaciae, acima de tudo, possibilita que todos os sócios da rede estejam sempre atualizados com as tendências do mercado".

    Meirelles Ferreira Advogadoswww.meirellesferreira.adv.br
  • “Fazer parte da rede LEXNET traz para o escritório maior credibilidade e proporciona ao nosso cliente um atendimento diferenciado. Prezamos pela experiência jurídica acumulada e fazer parte desta network nos permite atuar de forma integrada e em parceria com outros escritórios do Brasil”.

    Armond Advogadoswww.armondadvogados.adv.br
  • “ Estar presente numa rede de advogados e negócios como a Lexnet, não somente é motivo de orgulho para nós por fazermos parte de um seleto grupo de escritórios de diversas áreas, como também é fundamental para nossa estratégia negocial,  podendo manter não somente um representante, mas um verdadeiro parceiro, em favor de nossos clientes em cada Estado da Federação e em outros países do mundo. Ademais o constante encontro de idéias  e informações entre os parceiros da rede, nos mantêm atualizados constantemente sobre o direito e sobre os negócios, nos possibilitando sempre ofertar e receber ofertas de novas oportunidades.”

    Fernando Maciel Advocacia & Consultoriawww.fernandomaciel.adv.br
  • “ Ser LEXNET permite ao MBAF Consultores e Advogados ter diferenciais competitivos de atuação nacional, garantia da entrega de serviço jurídico amplo e diferenciado, além de um networking que possibilita sermos uma plataforma capaz de gerar o assessoramento de negócios seguros para os nossos clientes , além das fronteiras do Brasil”.

    Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão Consultores e Advogadoswww.mbaf.com.br
  • A Lex-Net é a extensão de nosso ideal de vida, de nosso desejo de crescer, reunir pessoas e resolver situações. Ela nos traz uma gama inteiramente inédita de desafios e objetivos. Descobrimos que não estamos sós, que existem profissionais e pessoas com ideais comuns além das nossas fronteiras, que lutam as mesmas batalhas, pelas mesmas razões, e o sentimento de irmandade nos enche de satisfação. Simultaneamente à esta descoberta nos deparamos com novidades à cada encontro e interação que se estabelece. Como se cada relação não fosse um mundo em si, a rede é como um organismo vivo que pulsa centenas de interesses dos advogados e seus clientes, circulando inteligência e estudo, teses e problemas, energia e respostas, aflição e esperança. A Lex-Net nos expande, nos exige e nos complementa.

    Carrion Advogadoswww.carrion.com.br
  • "A rede Lexnet permite que nosso escritório expanda as suas fronteiras geográficas e de conhecimento, oferecendo ao cliente uma atuação abrangente, capaz de potencializar oportunidades, abreviar o andamento de procedimentos jurídicos e ainda representar uma significativa redução nos custos da prestação do serviço".

    Portugal Murad – Direito de Negócioswww.portugalmurad.com.br
  • "A LEXNET é uma iniciativa pioneira e inovadora no exercício da advocacia empresarial no Brasil, por desenvolver o network jurídico-empresarial, congregando escritórios de médio porte e parceiros em todas as unidades da Federação, América Latina e Europa, para atuação integrada em todo o território nacional e países vizinhos. Nosso modelo de atuação permite oferecer aos clientes um atendimento de maior abrangência nacional e internacional, favorecendo o intercâmbio de informações jurídicas e o conhecimento dos mercados ligados a cada nicho de atuação dos nossos clientes. Hoje a LEXNET tem o orgulho de ser a maior rede de escritórios de advocacia empresarial da América Latina nos critérios de volume de negócios e de qualidade técnica dos serviços prestados".

    Varella Advogados Associadoswww.varellaadvogados.com.br
  • "No mundo de hoje a ideia de cooperativismo entre profissionais , em sentido amplo, torna-se a cada dia mais clara como uma prática vantajosa para a todas as partes. A Lexnet é pioneira nesse sentido e um grande exemplo de rede onde as expertises profissionais de seus membros se complementam para um melhor atendimento dos clientes e incremento dos próprios negócios".

    Queiroz Advogados Associadoswww.queirozadv.com.br
  • "A rede Lexnet permite que nosso escritório expanda as suas fronteiras geográficas e de conhecimento, oferecendo ao cliente uma atuação abrangente, capaz de potencializar oportunidades, abreviar o andamento de procedimentos jurídicos e ainda representar uma significativa redução nos custos da prestação do serviço".

    Portugal Murad – Direito de Negócioswww.portugalmurad.com.br
  • "A LEXNET representa para o LSA - além da satisfação de ser associado idealizador e fundador da rede - estar no cenário jurídico internacional com ampla capacidade de atendimento, nas mais ricas e diversas áreas do direito; presença em importantes centros econômicos no país e fora dele; e um excelente canal de troca e aprimoramento  profissional".

    Lopes da Silva & Associados – Sociedade de Advogadoswww.lopesdasilva.adv.br
  • "Escritório fundador da LEXNET, entende e percebe, na existência da rede, oportunidade única de melhor servir às demandas de clientes nacionais e internacionais, com a troca de estratégias jurídicas com os demais associados. A LEXNET possibilita a interação entre dezenas de abalizados profissionais, voltados para o mesmo fim: parcerias na busca do primoroso e exitoso atendimento ao cliente e, ainda, ousamos dizer mais: na constante relação de fazer novos amigos".

    Escritório de Assessoria Jurídica José Oswaldo Corrêawww.eajjoc.com.br
  • "Ser um Escritório Especialista Lexnet nos permite assistir aos Escritórios membros nas demandas criminais havidas com seus clientes, levando a nossos parceiros a tranquilidade ter um efetivo Sócio lidando com assuntos de sua clientela, com o cuidado e personalismo que tais assuntos requerem por natureza. A Rede também permite a nosso Escritório ter presença nacional, nos capacitando a prestar um atendimento melhor, mais ágil, eficaz e personalizado a nossos clientes e parceiros".

    Portela, Campos Bicudo e Jaloreto Advogadoswww.jaloreto.com.br
  • "O modelo de atuação conjugada à experiência dos clientes empresas, impulsionou o Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados à associar-se à LexNet, quando cresceu e se desenvolveu, tendo a oportunidade de ampliar seu negócio com os demais associados, com a troca de experiências e de produtos jurídicos. O trabalho da rede foi essencial para nos tornarmos um escritório de porte e representatividade em nossa região".

    Imaculada Gordiano Sociedade de Advogadoswww.imgordiano.com.br
  • "A Rede LEXNET representa a família que escolhemos pertencer, é ousada e grandiosa, um sonho que conquistamos a cada dia. Através da sua abrangência, garante aos seus associados a expansão territorial e o intercâmbio de conhecimento de profissionais que atuam no mais diversos seguimentos da profissão, garantindo ética e transparência. Reunindo um grupo seleto e de qualidade, a LEXNET representa força e vontade para explorar oportunidade, gerar resultados e enfrentar o mercado competitivo dos negócios. Com espirito de união e perseverança, a cada novo encontro, cultivamos o verdadeiro espírito LEXNET de ser!".

    FRS Consultoria e Assessoria Jurídica e Empresarialwww.frsconsultoria.com.br
  • "Fazer parte da Lexnet, uma aliança cujo diferencial pauta-se na capacidade de estimular os escritórios-membro a realizar negócios com o mais alto padrão ético e de qualidade, é ter diariamente a oportunidade de intercâmbio de trabalhos, ideias e produções intelectuais dos mais variados segmentos empresariais. Isso resulta em uma maior visibilidade e projeção no mercado, solidificando a atuação dos escritórios, além de fortalecer e amadurecer a relação entre os participantes da rede. Face à natureza ímpar de cada negócio gerado, é preciso que cada banca esteja preparada para os mais variados desafios. Também é importante ressaltar o incentivo à criação de conteúdos jurídicos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento intelectual de nosso corpo jurídico. Para a F&V, fazer parte de uma rede como a Lexnet é motivo de grande satisfação e impulsão de resultados".

    Forti & Valdivieso Advogados Associadoswww.fortiadvogados.com.br
  • “Sou cliente do escritório Edson Barcellos há mais de uma década. Nesse tempo de convivência empresarial, o escritório Edson Barcellos passou para minha pessoa e para os colaboradores de nossas empresas, atenção, confiança e alta relevância profissional. O escritório Edson Barcellos como associado da LEXNET tem nos oferecido excelente suporte jurídico através dos escritórios de advocacia associados nas sedes de nossas empresas em Goiânia,  Belo Horizonte, São Paulo, Osasco, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis”.

    Edson Barcellos Advogados Associadoswww.edsonbarcellos.com.br
  • “A participação na rede nos permitiu uma enorme troca de experiência e de conhecimentos jurídicos, além de abrir os nossos olhos para novos mercados na área jurídica, na gestão do escritório e no atendimento aos nossos clientes”.

    Elarmin Miranda Advogados Associadoswww.elarminmiranda.adv.br
  • "Para o BISPO VIEIRA ALVARES - Sociedade de Advogados, a associação à LEXNET representou uma quebra de paradigma, pois alçamos das 5 (cinco) especialidades ofertadas para nossos clientes, para um universo bem mais amplo de expertises, alavancando negócios e fazendo com que nosso nome transcendesse os limites territoriais de Sergipe, pois além de nos valer dos serviços dos escritórios parceiros, também levamos para outros Estados alguns de nossos produtos jurídicos".

    Bispo Vieira Alvares – Sociedade de Advogadoswww.bva.adv.br
  • "A LEXNET possibilitou a projeção de nosso escritório para todo o território nacional, América Latina e Europa, onde hoje estamos presentes e oferecemos nossos serviços. Nossos clientes também podem contar com suporte de nossos parceiros em todas essas localidades, além de especialistas em todas as áreas do direito".

    Amaral de Andrade Advogados Associadoswww.amaraldeandrade.com.br